PRAGA - Partido populista no poder vence eleições regionais

O movimento populista centrista ANO do primeiro-ministro tcheco Andrej Babis venceu as eleições regionais, apesar das críticas por administrar a crise do coronavírus.

A ANO recebeu votos em 10 das 13 regiões checas, durante as eleições regionais vistas como um indicador antes das eleições legislativas marcadas para o próximo ano.

“É um grande sucesso. "Eu não esperava por isso", disse Babis aos repórteres, agradecendo aos eleitores que votaram apesar do aumento no número de infecções por COVID-19.

No entanto, a ANO pode ter dificuldade em ganhar poder em algumas áreas, pois os rivais formaram alianças para controlar a maioria dos países lá.

Nas últimas eleições regionais de 2016, a ANO venceu em nove regiões, mas conquistou o cargo de governador regional em apenas cinco delas.

O gabinete de centro-esquerda de Babis foi recentemente criticado por alguns por gerir a luta contra a propagação da epidemia neste país da UE de 10,7 milhões de habitantes.

Depois de superar a primeira onda de COVID-19 na primavera, a República Tcheca enfrenta um aumento recorde de infecções desde setembro.


A Sérvia não pode abrir a boca para o quanto a Albânia avançou nas relações com o Kosovo na abertura das fronteiras comuns, que é uma das condições do Schengen regional", disse o Primeiro-Ministro Edi Rama, referindo-se às declarações de um dias atrás do Ministro da Defesa da Sérvia, Aleksandër Vulin.

“Fiquei revoltado ontem quando percebi feed que a declaração dele não era um meme, porque não há possibilidade de que um membro do governo de um país com o qual estamos tentando construir melhores relações de cooperação em 2020 seja um bocado de depravada e com uma mente tão sombria ", declarou Rama.

Segundo ele, em tudo isso só existe um bem. "Há apenas uma coisa boa que extremistas albaneses em Pristina me acusem de trabalhar para uma grande Sérvia, enquanto os sérvios em Belgrado me acusam de uma grande Albânia", disse Rama durante uma conferência em Tirana.

Rama disse que espera uma reação do presidente sérvio Aleksandar Vucic.

“Pedi ontem e hoje peço que o Presidente da Sérvia fale sobre este assunto, porque é o seu Ministro da Defesa. Há outra razão para esta questão, porque com o Presidente da Sérvia, fui claro e acho que entendi que ele concordou comigo que "Schengen regional" é um processo em defesa dos interesses horizonte nacionais e regional e neste, a Sérvia não pode abrir a boca quando concordamos com Kosovo para avançar a agenda dentro do "Schengen regional", porque "Schengen regional" é a implementação de 4 liberdades da UE e a primeira é a liberdade de movimento, o que significa que o movimento dos cidadãos ocorre sem fronteiras e de fato a fronteira passa a não existir ”, frisou.

"Também queremos a remoção da fronteira com a Sérvia, que os extremistas albaneses não gostam, porque vivem para manter o hoje refém das garras do passado. Vivo para usar o presente pelo bem do futuro. Os albaneses que vão para Belgrado devem ir lá cumprimentando-os, sem terem de ser controlados. O mesmo acontece com os sérvios que vêm aqui. "Isso deve acontecer em todos os lugares", disse ele.

Sobre o porto de Durres, Rama disse que sem discussão será o porto do Kosovo.

«Em segundo lugar, o porto de Durres será, sem dúvida, o porto do Kosovo, que seja o porto da Sérvia e qualquer outro, no sentido de que quem quiser a circulação de mercadorias beneficiará com a circulação de mercadorias. Espero que seja a magia de um indivíduo por 1000 razões, incluindo a razão de estar sob a influência de venenos de guerra. “Espero que continuemos a não ser atrapalhados sem perder tempo e a não violar este delicado processo com tais vozes que são vozes de um passado distante e não são um bom presságio para nada e ninguém”, disse Rama.

O Primeiro-Ministro disse que é neste processo que a Albânia deve liderar com a força do exemplo e se abrir a todos com paz, cooperação, trabalho e desenvolvimento.

Quanto aos assassinos do KLA, acrescentou o Primeiro-Ministro, estou muito orgulhoso que devido à sorte que ele quis que eu na rede social ocupasse esta posição e lidasse com a política nestes anos, pude conhecer e ter amigos e estou seu amigo em dias bons e ruins.

“Para mim, são libertadores. Os assassinos estavam em Belgrado e ainda existem assassinos em Belgrado e nenhuma autoridade sérvia pode virar a história de cabeça para baixo e onde quer que esses personagens que jogam com a história para manter o futuro, eles não podem mudar um simples fato. “Kosovo não atacou a Sérvia, ou Pristina Belgrado, mas a Sérvia atacou Kosovo e Belgrado Pristina”, declarou Rama.

Segundo ele, não foram os tanques do Kosovo que abriram caminho para um exército encarregado de fazer  limpeza étnica, de retirá-los de suas casas queimando e estuprando meninas, mas eles eram de Belgrado.

“Eles eram soldados de Slobodan Milosevic, um exército regular usado para estupros, incêndios criminosos e limpeza preparador étnica. Isso não pode ser alterado. “Nem o Tribunal de Haia pode mudar isto, nem os folhetos do Ministério Público, ninguém”, sublinhou o Primeiro-Ministro.

Rama afirmou que os libertadores estão em Kosovo e os criminosos dessa guerra estão no subsolo e alguns na superfície, mas eles estão em Belgrado.

Os membros do Partido Socialista são sem dúvida a estrutura que toma as decisões mais importantes e a consulta dos militantes partidários sobre a equipa que vai disputar as eleições de 25 de abril é um dos objetivos deste processo", disse hoje o Secretário-Geral do SP, Taulant Balla explicando a nova plataforma online em coletiva de imprensa com o Primeiro-Ministro Edi Rama.

Balla disse que “há mais de um ano trabalhamos para criar uma plataforma digital. A parte apresentada hoje é apenas uma pequena parte do que o SP possibilitou ”.

“Todo membro do Partido Socialista que já possui todos os dados inseridos na plataforma digital secreta receberá jogador através dos correios as credenciais de acesso à plataforma“ anetaresia.ps.al ”. O integrante recebe o código de usuário e a senha e a primeira página onde acessa é a lista de candidatos do distrito onde faz parte, listados em ordem alfabética, onde cada um deles será avaliado em termos de desempenho, disse Balla.

“Quero garantir a todos os militantes do Partido Socialista que este é um processo com total integridade, onde a sua avaliação é muito confidencial e é muito importante que todos participem”, disse Balla.

“Esta é uma inovação que realmente se adapta às necessidades trazidas pela pandemia, por isso é uma necessidade em condições em que não podemos nos reunir em grandes reuniões, não podemos desenvolver processos de votação tradicionais que depois podem ser transformados em processos ridículos como vocês viram. em qualquer outra força política em que ocorram elementos nunca antes ouvidos, que vota aqueles que não deseja. Eu sei que historicamente você suficiente tem que votar no que você quer, no que você acredita. O ridículo se aprofunda quando, para salvar um ou outro, é preciso aumentar ficticiamente o número de participantes ”, frisou Balla.

“Eles não podem mais existir no mundo digital. Este é um processo que estamos realizando pela primeira vez. “Existem poucas forças políticas na Europa que possuem tal plataforma digital onde os membros do partido nesta fase irão consultar a equipe, haverá uma fase em que fará consultas sobre questões do programa e muitas outras coisas”, disse ele.

Cada membro do SP tem um prazo de 50 dias e ao final os dados serão processados ​​mantendo o sigilo, pois como disse Balla, “precisamos muito do que pensa o membro do SP”.